Blog

Derrubando Mitos

É comum nas academias ver as pessoas se exercitando e, entre um exercício e outro, ingerindo uma espécie de shake. O que estas pessoas estão consumindo é whey protein, um suplemento de proteína para potencializar o ganho de massa muscular e emagrecer sem perder massa magra.

Os benefícios do whey amplamente propagados são o alto teor de aminoácidos essenciais, proteína de elevado grau de pureza e a melhora que gera ao sistema imunológico. Mas será que tudo isso está relacionado ao simples consumo do suplemento? A resposta para essa e outras perguntas, você terá a seguir.

Mitos e verdades sobre o suplemento

Há muito o que ponderar em relação à suplementação da dieta com whey protein. Muitas das informações divulgadas são corretas, porém existem as inverdades que são disseminadas por falta de e busca por conhecimento sobre o assunto. Por isso, compilamos alguns mitos e verdades em relação à ingestão desse suplemento. Para o resultado que almeja ser real, invés de hipotético.

Mitos

O whey protein insubstituível.

Não, não é. É apenas prático. Você pode colocar em uma garrafa vazia apenas a quantidade de pó necessária e levá-lo para a academia ou outro lugar. Chegando lá, tem que só acrescentar água na garrafa e chacoalhar. Pronto! A proteína tá na mão. Diferente de um bife, que também é uma proteína, o whey é prático de transportar e preparar.

Só o Whey protein é fonte de proteína.

Não! O Whey protein é uma boa fonte de proteína, assim como o leite, o ovo, o queijo, o bife. O que falta às pessoas entenderem é que suplementação não é feita só pelos produtos processados e industrializados oferecidos pelas lojas do ramo. É possível suplementar a dieta aumentado o consumo de produtos naturais que tenham maior concentração do nutriente.

O whey protein dispensa cuidados com a alimentação.

Muito pelo contrário. Qualquer pessoa que quer melhorar a saúde, a performance do corpo, emagrecer, ou tenha qualquer outro objetivo, precisa cuidar da alimentação. O whey protein não tem poder miraculoso. Independente de o estar ingerindo, é preciso estar bem nutrido. Preste bem atenção: o produto é um suplemento, não a principal fonte de proteína e outros nutrientes necessários ao organismo. Os alimentos, sim.

O whey protein faz crescer os músculos.

Nenhum alimento, nem mesmo nenhum hormônio, faz crescer músculos por si só. O processo de hipertrofia muscular só se dá se a musculatura tiver a necessidade de crescer. Isto só irá ocorrer se você gerar esta necessidade com exercícios específicos que utilizem a musculatura de forma intensa, causando microlesões no músculo, que, ao regenerar, fica mais forte e com mais fibras. A boa nutrição e as taxas hormonais facilitam muito o processo de recuperação muscular mas que depende exclusivamente do treino bem feito e do descanso para que isso ocorra adequadamente. O soro do leite possui vários nutrientes e fatores pró anabólicos que irão ajudar na regeneração de músculos maiores e mais fortes.

O whey protein faz mal aos rins

Não há sequer uma suspeita real ou qualquer evidência científica relacionada a isso. Apenas um fator de confusão pois ao se aumentar o consumo de proteína ou a quantidade de massa muscular, os parâmetros de medida da função renal (creatinina e uréia) podem aumentar, mas isso é puramente pelo aumento da oferta (consumo ou produção) e não por agressão aos rins que fazem a eliminação dos metabólitos proteicos. Agora, caso você tenha algum problema renal, por qualquer outro motivo, é indispensável consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer suplemento, pois se seus rins não funcionarem bem, terão dificuldade de eliminar excessos de proteína.

Verdades

O whey protein é de rápida absorção.

Verdade. Por causa das suas características químicas, e por ser ingerido geralmente na forma líquida, o whey protein, que nada mais é do que a parte do leite que se joga fora quando se produz queijo, sua absorção é mais rápida. Essa, aliás, é uma característica do leite. Rico em proteínas, o alimento possui as que detêm absorção rápida e outras, que são processadas de forma mais lenta no organismo.

Todo mundo que pratica exercícios pode usar o suplemento.

Antes de começar a consumir, é preciso avaliar a real necessidade de ingeri-lo. Mas é preciso deixar claro que o suplemento, sozinho, não é um meio para emagrecer, nem para aumentar o peso. O whey protein é somente uma fonte de proteína que qualquer pessoa pode usar.

O uso diário não tem contraindicação.

Exato. É possível beber a proteína diluída em água todos os dias. Mas, cautela nunca é demais. Portanto, primeiro, avalie se é necessário mesmo consumir a quantidade que considera que precisa.
O whey protein recomendado no cardápio de algumas dietas não precisa ser exatamente a substância em pó. O bife, o ovo ou a ricota podem ter o mesmo efeito. O importante é realizar escolhas adequadas para montar seu programa nutricional. Não deixe de procurar um médico ou profissional habilitado para obter os melhores resultados com sua dieta e programa de treinamento físico.

 

Fonte: https://portaldoconsumidor.wordpress.com/2014/08/25/mitos-e-verdades-sobre-whey-protein/

Retornar