Blog

Dicas do Doutor

Você sabia que o bronzeado da pele no verão e o desenvolvimento muscular tem muito mais a ver do que apenas o padrão de beleza? Funciona assim: quando quer tomar sol, você veste o biquíni, a sunga ou bermuda e segue para a praia ou a piscina, com protetor solar e nos horários adequados para tomar sol. Porque você sabe qual é o fator de proteção solar mais adequado para prevenir problemas de saúde e em que momento do dia é melhor se expor ao sol. Com o treino físico é a mesma coisa: você veste a roupa adequado ao treino e segue para a academia, parque, beira da praia ou outro local no qual prefira se exercitar. Você sabe o que vestir, calçar e os exercícios que deve fazer para tonificar o corpo.

Seguindo essa lógica, pontuamos outros pontos semelhantes entre as duas situações que você pode nem saber que existem. Reflita sobre elas e tire mais proveito de seus treinos.

1. Na praia ou academia

O corpo humano tem capacidade de adaptar-se a diversidades. Quando você toma sol, queima a pele que, depois, se regenera, ficando com o aspecto mais escuro e grosso. Essa alteração é uma proteção natural que o organismo desenvolve para não sofrer tanto os efeitos da radiação. Algo semelhante acontece com a hipertrofia muscular. Quando você treina, “queima” os músculos que, depois, regeneram-se, mais fortes. Ou seja, sem maltratá-los os músculos não crescem!

2. Sol forte

Assim como para queimar a pele é preciso a luz forte do sol, para ganhar músculos é preciso malhar com pesos pesados e exercícios intensos. Porém, sol muito forte, por muito tempo, só vai “torrar” a pele. Exercícios intensos, em exagero, só vão destruir os músculos. Portanto, não fique horas na academia, assim como não ficaria no sol do meio dia!

3. Relaxando

Não há outra maneira de ter músculos mais fortes, nem pele mais morena, se não dermos um intervalo para deixá-los descansar e recuperar. Por isso, nada de usar o mesmo músculo no treino todos os dias! Mesmo se forem aeróbicos, evite, por exemplo, fazer uma aula de bike enquanto deveria estar descansando do treino de pernas.

4. Nutrindo-se

Todos os tecidos do corpo só se regeneram se você estiver bem nutrido e muito bem hidratado. Pele boa e músculos saudáveis dependem de uma ótima programação nutricional, que esteja de acordo com seu objetivo e contenha os nutrientes essenciais, além de muita água. Um bom nutricionista pode lhe ajudar, desenvolvendo um plano alimentar adequado às suas necessidades.

5. Genética e preparo

Assim como uma pessoa de pele negra tem maior tolerância ao sol, algumas pessoas desenvolvem os músculos com mais facilidade e conseguem praticar uma quantidade maior de exercícios. Porém, o preparo é fundamental. Mesmo que seu objetivo seja tornar-se um atleta, dê um passo de cada vez, progredindo conforme seu corpo se adapta e evolui.
Pronto! Agora você já entendeu como ter o corpo do verão o ano todo. Embora não seja possível bronzear a pele em todos os meses do ano, ao menos é possível definir o corpo para chegar ao próximo verão com a forma física que quer exibir. Conte com a nossa ajuda para isso. Sempre teremos dicas de alimentação e treino no nosso blog para te orientar. E estamos à disposição para responder suas dúvidas, por intermédio dos nossos canais de contato. Afinal, queremos que você tenha uma Saúde de Atleta.

Retornar