Blog

Dicas do Doutor

Você pode achar estranho, mas a verdade é que o motor do seu carro e o funcionamento do seu organismo são muito semelhantes no consumo de combustível e gordura, respectivamente. A seguir explicamos melhor qual é essa relação para que você entenda e comece a turbinar seu metabolismo ainda hoje.

O nosso corpo usa, basicamente, dois combustíveis como fonte de energia: as gorduras e os carboidratos, assim como os carros flex usam gasolina ou álcool. Nessa história, ondem ficam as proteínas? Bem, elas são primariamente estruturais, ou seja, servem para compor as células do corpo. São pouquíssimo utilizadas como combustível.

Perceba que a gordura e a gasolina são muito semelhantes (ambas são óleos), assim como  o carboidrato e o álcool (também derivado de um carboidrato,a cana de açúcar). Entenda as principais características de cada um:

As gorduras

São mais de duas vezes mais calóricas que os carboidratos. Assim, dão muito mais autonomia de energia. Além disso, têm regularidade na queima, sem picos e quedas. Por isso, são ótimas para o rendimento de longa duração de esforços de baixa e moderada intensidade (que são os que executamos na maior parte do nosso dia a dia). Assim como gasolina é o melhor combustível para quando você quer fazer uma viagem longa e não parar para abastecer.

Os carboidratos

São menos calóricos, mas isso não quer dizer que engordam menos. O que acontece é que você simplesmente precisará consumir carboidratos em maior quantidade ou com mais frequência porque a energia que geram para o organismo acaba mais rápido. Porém, são ótimos para fornecer força explosiva e de alta intensidade, melhorando o rendimento dos exercícios intensos. Também, são altamente anabólicos, o que facilita o ganho de massa muscular. No seu carro, se você quiser potência de arrancada e velocidade, abastecerá com álcool. Entendeu a lógica?

É a seguinte: se eu tenho dois combustíveis possíveis, devo encher meu tanque (comer) com aquele que eu quiser que meu carro (corpo) use mais. Agora, não dá para:

  1. Tentar colocar gordura em um “tanque” já cheio de carboidrato. Naturalmente, um dos dois vai sobrar. Normalmente a sobre é de gordura, já que o carboidrato é mais fácil de queimar e a gordura, mais fácil de armazenar. Por isso, alimentos que contém os dois nutrientes engordam tanto (chocolate, sorvete, massas fritas, etc). É por este motivo, também que algumas pessoas comem gordura e emagrecem, enquanto outras engordam. Tudo depende do que elas comem além da gordura.
  2. Fazer dieta de proteínas, eliminando tanto carboidratos como gorduras. Ao invés de emagrecer mais rápido com isso, você fica fraco, pois é como se estivesse tentando usar o carro com o tanque vazio.
  3. Usar o combustível errado. Se você optou por consumir o que acaba mais rápido (carboidrato), não reclame se tiver sono e fome no meio do dia. Mas se o que você precisa é força física e explosão muscular, não será só com gordura que vai atingir seu máximo.

Esperamos, com isso, deixar claro qual é a função das gorduras e dos carboidratos no organismo e como cada um age em benefício dos seus objetivos. Agora, se a dúvida é que alimentos são ricos em gorduras e carboidratos não prejudiciais ao corpo, procure a orientação de um nutricionista com conhecimento em nutrição funcional. O acompanhamento de profissionais da saúde especializados em medicina do exercício e do esporte pode ser o que falta para você ter uma Saúde de Atleta.

Retornar