Blog

Dicas do Doutor

Por quanto tempo você vem praticando exercícios sem ver uma real mudança no corpo como gostaria? Isso está te frustrando? É possível que sim. Afinal, quem gosta de dedicar-se arduamente a algo para não ver resultado nenhum? Ninguém, não é mesmo?! Mas, não desista. Pelo menos, não ainda.

Dá para ter um “corpo de verão”, magro, definido e tonificado o ano todo. Basta concentrar seu foco nos 4 pilares da evolução física. Dificilmente você não vai alcançar bons resultados quando os incluir no seu dia a dia.

1. Treino alvo

Ao se exercitar, foque a atenção, principalmente, na execução do movimento, trabalhando todas as fibras, concentrando o esforço no músculo que quer treinar, cadenciando tanto a ida quanto a volta, usando um peso bem elevado, mas com o qual você consiga manter a qualidade do movimento. Faça quantas repetições precisar para cansar bem o músculo (fadigar). Não há um número mágico de repetições que devem ser feitas, apenas não exagere na quantidade de exercícios para não queimar mais músculos do que conseguirá ganhar depois. Até entender como essa dinâmica funciona, é válido ter o acompanhamento de um educador físico para orientá-lo na prática esportiva.

2. Descanso anabólico

A má qualidade do sono e o excesso de estresse são os inimigos número um da boa forma física. A conquista de um corpo torneado exige, também, descanso. Sendo assim, não treine todo dia. Algumas acreditam que o melhor resultado vem quando exercitam-se até a exaustão. Não é bem assim. Os músculos só se desenvolvem enquanto você descansa. Nesses dias, proponha-se a caminhar, dançar, alongar-se para relaxar e a meditar.

3. Comer, comer

Já diz a música, “é o melhor para poder crescer”. Esta regra não mudou, porém é indispensável conhecer a qualidade, quantidade e o momento ideal de alimentar-se. Tudo depende do objetivo que você tem. O nutriente errado, na hora errada, pode fazer ganhar gordura e não músculos. E tenho certeza de que o que você quer é um corpo bem definido. Então, aprenda o que e quando consumir. Encontrar um nutricionista que trabalhe com a medicina do esporte pode ser determinante para o sucesso. Pense nisso e busque o seu.

4. Balanço hormonal

Muito mais do que focar no excesso de hormônios, o principal é manter o equilíbrio entre os principais hormônios do anabolismo, especialmente da insulina, testosterona e cortisol. Mas quaisquer alterações hormonais podem prejudicar todo o seu esforço na academia. Ou você nunca viu alguém com problemas de tireoide lutando contra a balança? Você pode nem saber, mas às vezes são os hormônios que o estão impedindo de chegar ao resultado que espera. Portanto, verifique seus índices. Uma avaliação médica especializada em medicina do exercício e do esporte saberá identificar possíveis problemas.
E se você gostou da nossa proposta, veja outras que compartilhamos aqui no blog. Acompanhando nossas publicações você vai descobrir como qualquer um pode ter uma Saúde de Atleta.

Retornar