Blog

Dicas do Doutor

Toda mulher tem aquela amiga da qual sente inveja porque ela é comilona e magra. Ela come três fatias de pão no café da manhã e uma xícara de leite com achocolatado, pouquíssima salada no almoço porque prefere um apetitoso pedaço de empadão, no lanche da tarde prefere bolacha doce a uma banana e janta  macarrão sem engordar um quilo e, pior ainda, praticar exercício algum. Enquanto isso, você, a amiga invejosa, cuida para se alimentar de forma adequada e saudável em todas as refeições, pratica exercícios regularmente e, ainda assim, chegar ao peso ideal é uma luta. Anime-se! Pois você está certa, ela não. Já explicamos por quê.

Já ouviu falar em falsa magra?

Falsa magra é aquela pessoa que, ao primeiro olhar, é magra. Tem peso normal ou até baixo para a altura, não tem tendência para acumular gordura subcutânea e nem apresentar obesidade. Muitas mulheres que detém essas características são até reconhecidas por isso, como várias modelos profissionais.

Entretanto, ao analisarmos detalhadamente, essas mulheres magras e invejadas apresentam um alto percentual de gordura e uma grande quantidade de substituição gordurosa nos músculos (estrias gordurosas semelhantes as do entrecot que você escolhe no açougue).

Magreza não é sinônimo de saúde

Mesmo sem excesso de peso, a saúde da falsa magra não é das melhores. Muitas possuem músculos fracos, alterações posturais e ossos frágeis. Além disso, esteticamente possuem muita flacidez e celulite. E o sedentarismo isoladamente é um dos fatores de risco mais importantes para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

As causas desses problemas são multifatoriais. Algumas delas são as alterações hormonais (como uso de anticoncepcionais e déficit de testosterona) e os erros alimentares (como o excesso de açúcar na dieta), mas o principal motivo é, disparado,a falta de exercícios físicos (especialmente com pesos). Sem uso, os músculos atrofiam e são substituídos por gordura ao longo do tempo.

Magras também precisam cuidar da saúde

Como impedir a atrofia e os demais problemas? A solução é cobrir todas as causas, é claro. Porém, enquanto repor hormônios em queda e alimentar-se melhor é bastante óbvio, é muito difícil para algumas pessoas entenderem que precisam fazer exercícios de força, com pesos e foco na hipertrofia, mesmo que não tenham qualquer desejo de ficarem grandes e fortes.

O que elas precisam é compreender que só assim conseguirão desenvolver músculos novos para substituir a gordura acumulada. O que vai diferenciar quem quer ganhar bastante volume muscular de quem quer apenas definir e tonificar a musculatura não é só o exercício. A dieta também influencia. Por isso, quem quer ficar musculosa, grandona, tem que comer muito para isso. Mesmo assim, exercitar-se é indispensável para obter melhora na condição física e da saúde em geral, sem discussão.

Entendeu porque você, que se alimenta da forma correta, sob a orientação de uma nutricionista funcional, e pratica exercícios com o acompanhamento de um educador físico está no caminho certo e aquela amiga que você até inveja pela magreza, não?! indique para ela esse nosso artigo. Quem sabe será ela que passará a te invejar por estar fazendo o que é certo. E continue acompanhando nosso blog. Temos muito mais conteúdo para ajudar você a ter uma Saúde de Atleta.

Retornar