Blog

Dicas do Doutor

Médico é médico, certo? E o que um pode fazer por você, todos podem, não é mesmo? Da mesma forma que tanto faz ir ao nutricionista ou ao nutrólogo, correto? Na verdade, não é bem assim. O corpo humano é complexo e compreender suas engrenagens exige muito conhecimento específico.

Os médicos são profissionais essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas. Cada um, na sua especialidade, é fundamental para a vida do ser humano. Consultar o médico certo, no momento oportuno, é mais resolutivo do que procurar qualquer profissional na esperança de que ele solucione seu caso. O mesmo vale na questão nutricional.

Endocrinologista ou médico do esporte?

Para você entender melhor, vamos exemplificar. Pense que você quer se exercitar com acompanhamento médico por estar preocupado com o seu peso e procura um endocrinologista para se aconselhar. O médico poderá até te dizer que exercícios praticar, mas, possivelmente, fará isso de uma forma bem genérica. E, talvez, ainda te aconselhe a procurar um médico do esporte ou um educador físico. Sabe por quê? Porque o endocrinologista é o médico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que afetam as glândulas endócrinas. Conhece pouco sobre a fisiologia do exercício, diferentemente do médico do esporte, que tem a função de orientar a atividade física, analisando o histórico do paciente e seu estado atual.

Nutricionista ou nutrólogo?

Vamos usar um exemplo semelhante para você compreender as diferenças que existem, também, entre um nutricionista e um nutrólogo, partindo do princípio de que você precisa mudar seus hábitos alimentares para potencializar seu ganho de massa magra. Com esse pensamento em mente, agenda a consulta com um nutrólogo. E ao expor para ele seu objetivo durante a consulta, ele prescreve alguns medicamentos para controlar sua ansiedade e você comer menos, por exemplo, e tira de uma gaveta e lhe entrega uma folha com uma sugestão de cardápio. E você vai embora, ainda com dúvidas sobre se aquilo tudo que ele recomendou vai te ajudar. Talvez não ajude mesmo.  E não culpe o médico por isso.

Sim, o nutrólogo é um profissional graduado em medicina, porém com atuação voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento dos distúrbios relacionados à alimentação. Como não é bem o seu caso, pode ser por isso que sua sensação seja de insatisfação. Para o que você quer (mudar seus hábitos alimentares para potencializar seu ganho de massa magra), um nutricionista é o mais indicado, já que é ele que promove a educação alimentar, indicando a ingestão de alimentos de forma saudável e equilibrada.

Então, quando quiser mudar de vida pelo exercício ou que o exercício mude sua vida, assim como a alimentação, busque pelo profissional certo. Na dúvida, tente se informar. No nosso site ou no nosso blog tem muito conteúdo para aumentar seu conhecimento. Fique à vontade para pesquisar e nos contatar caso acredite que nosso Programa Saúde de Atleta pode te beneficiar.

Retornar