Blog

Dicas do Doutor

Você pode achar que o que vou falar agora é uma utopia, no entanto, é o ideal para ter maior rendimento no treino: exercite-se no horário do dia em que você percebe que está mais disposto. Seu ‘pique’ é maior de manhã? Então encontre um horário, pela manhã, para treinar. De manhã você ‘não funciona’ muito bem, mas à tarde está com ‘a corda toda’? Então, veja em qual horário da tarde você consegue se exercitar. E se você é um ser menos diurno e mais notívago, pratique sua atividade à noite, então. Só não deixe o corpo parado por falta de disposição ou preguiça.

Eu sei. Às vezes é difícil encontrar ânimo para caminhar, correr, erguer barras, empurrar pesos e etc. Entretanto, você já parou para pensar por quê? Às vezes o cansaço e a indisposição se deve à falta de algum nutriente no organismo. Esse pode ser o seu problema e você nem saber disso. E se essa suposição acendeu uma luzinha aí na sua cabeça, pense em agendar uma consulta com um médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte. Esses profissionais são treinados para fazer uma análise integral da saúde de cada indivíduo e planejar o melhor tratamento.

O caminho para ter disposição e energia

É provável que ele prescreva atividades físicas e uma dieta como meio para otimizar a saúde, performance física e qualidade de vida. Ambos devem ter o acompanhamento de um educador físico e uma nutricionista para que os melhores resultados sejam atingidos.

A prática prazerosa de exercícios gera uma adaptação metabólica que faz o organismo aumentar a produção energética. Como consequência, há melhora na saúde, na capacidade física, no gasto de gordura e no ganho de massa magra. Outra vantagem do treinamento regular e alimentação adequado, com a condução profissional correta, é a diminuição do risco de desenvolver doenças associadas à inatividade física, como a obesidade. Isso é tudo o que você quer para si?

Veja algumas dicas valiosas

Então, você já tem motivo de sobra e desculpas de menos para começar ou seguir com mais vontade seu treino e sua dieta. Contudo, se ainda precisar de estímulo, a seguir vão algumas dicas de como ter mais disposição e energia nos treinos:

Dieta

Como já falamos, a dieta é parte importante desse processo. Ela deve fornecer as quantidades necessária de micro e macronutrientes para que você não se sinta indisposto.

Descanso

O descanso é tão importante quanto o treino. Ele permite ao corpo se recuperar do estresse gerado pelos exercícios. Por isso, dê um intervalo entre os treinos e não force muito os mesmos músculos, na mesma semana. Em um dia treine braço, descanse e, no próximo treino, malhe as pernas, por exemplo. Esta alternância dá aos músculos tempo para se restaurar.

Mente relaxada

Você pode achar que não, mas uma mente cansada influencia muito no rendimento do treino. Logo, quando se sentir cansado, o melhor é não treinar. O ideal é praticar os exercícios com a mente relaxada. A não ser que a atividade física seja um meio de você relaxar. Nesse caso, vá em frente!

São inúmeros os fatores que podem vir a interferir em seu treinamento. Vencê-los depende mais de você. Com a orientação certa, é possível, gradativamente, livrar-se das barreiras físicas e psicológicas que te impedem de progredir e, gradualmente, vão surgindo os ganhos que sempre quis.

Retornar